sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Filosofia OGRO - Cadê o espírito MTB de SJCampos?


Bom dia Bikers,
Nessa manhã chuvosa de sexta-feira lançamos oficialmente nosso blog. Porque chegamos a conclusão de um texto bem elaborado e simples sobre nossa filosofia de bike.
Forte abraços.


Cadê o espírito MTB de SJCampos?



No mínimo foi muito interessante escrever este artigo, pois após diversos dias de discussões e e-mail intermináveis chegamos à conclusão que: O espírito MTB e os fatores que motivam cada um a pedalar é completamente diferente de pessoa a pessoa, para uns MTB é:

- Simplesmente ao ver um ponto no horizonte você ter certeza de que pode chegar lá com a sua bicicleta. É certo que no meio dessa busca vai ter um atoleiro cheio de lama, uma pedra que não dá pra pedalar e um carrega bike, sol e chuva, frio e calor , escuro, boiada, búfalos, cachorros, subidas e descidas mas no final chegar ao ponto no horizonte é onde encontra-se o prazer por tudo aquilo.

Para outros ter feito o Caminho da Fé com os amigos e vários dias de pedal com muita, muita superação reflete a essência do esporte.

Ou, Gostar de Single Track, de subida dura, de erosão e etc.. justamente porque é mais desafiador. É preciso ser cada vez melhor para conseguir superar.. Gostar de competição sim, mas não pra poder chegar depois e ficar tirando sarro de quem chegou atrás. A necessidade de diversão e superação pessoal vem antes da necessidade de vitória pura.

Tem até os mais estranhos que se motivam e adoram o MTB simplesmente pela rotina de treinos, pela exigência de determinação e força de vontade e vê nas competições um lugar para testar seus limites e por para fora toda a pressão do dia a dia. Aqueles que se motivam lembrando do Robertinho Nakamura subindo a Casinha de volantão ou mesmo a galera saindo de São Jose dos Campos indo até Caragua só por terra e fazendo Castelianos no outro dia para “soltar as pernas”.

Mas isso tudo pouco importa, pois todos concordaram com um único ponto, o MTB hoje em São José dos Campos não reflete a alma do esporte e que está em sentido oposto ao praticado em outras cidades e estados.

Quando falamos isso, gostaríamos de deixar bem claro que nossa idéia não é fazer com que as pessoas saiam treinando feito loucas, que participem de competições e muito menos que fujam do esporte principalmente como qualidade de vida e fonte de prazer.

Apenas gostaríamos de deixar claro nosso sentimento que MTB é muito mais que isso, não se resume apenas a volta da Represa e aos passeios pelos bairros durante a semana, está faltando o espírito desafiador, o espírito da superação, aquele espírito que fazia os Joseenses acordar sábado ou domingo cedo, reunir os amigos para fazer um trajeto novo, independente de muita subida, singles tracks ou muitas pedras, mas que todos iam, aqueles grupos grandes cada um ajudando cada um e todos buscando estarem apenas felizes.

Na verdade imaginamos que o MTB local se dividiu em dois grupos, de um lado os mais adiantados fisicamente que vêem a essência do MTB bem longe do praticado hoje na região e praticam seu estilo de pedal independente das outras pessoas. Do outro lado vem a geração nova que ainda não entendeu que não existe fronteiras no ciclismo de montanha e no ciclismo de estrada e se prendem ao formato praticado hoje não se dando a oportunidade de viver o que está logo ali do lado, é preciso apenas saber viver.

Ontem ouvi um fato bem curioso, nosso ilustre Bóia convidou a Dani ( e não sei mesmo mais quem ) para fazer um pedal no próximo domingo saindo de Jambeiro, indo sentido Taubaté, subindo a Serra da Coleta e voltando por um trajeto com 10km de single track.

Minha nossa, até arrepiei na hora, POIS ISSO É MTB, encontrar os amigos em Jambeiro as 8:00h da manhã, fazer um pedal diferente para Taubaté, vencer a Coleta, descer 10km por singles tracks e fechar o dia almoçando com os amigos no restaurante local. Para alguns não, mas para muitos é um momento de muita alegria e temos certeza que se o pedal de SJCampos resgatar esse espírito, se a “new generation” entender e participar de eventos desse porte tenho certeza também que a “old generation” estará presente ajudando todo mundo e confraternizando com o maior prazer.

E cada um com sua filosofia sobre “biliketa”, se um quer subir a Coleta apostando corrida ou o outro quer descer o single andando, o momento é pessoal, cada um faz da forma que se sente bem, a MTB OGRO ZUMBI apenas quer ver o pessoal quebrando as barreiras e se dando a oportunidade de experimentar o que o MTB tem de melhor.

Acreditamos que é muito oportuno também fazermos um agradecimento e parabenizar as pessoas dedicadas que estão organizando os eventos na cidade. A MTB OGRO ZUMBI vê com muitos bons olhos toda essa dedicação de vocês. Também não fazemos distinção de grupos, lojas, patrocinadores ou muito menos se é MTB ou SPEED, para gente que somos um bando de loucos por pedal, todos são amigos e parceiros.

A MTB OGRO ZUMBI mais uma vez deixa bem claro que queremos apenas ajudar, que somos amigos de todos e deixar claro que todos podem usar a bicicleta de forma melhor e consequentemente buscar sensações que só esse esporte oferece.

Texto elaborado por Giulliano Gava juntamente com as experiências dos bikers: Fabinho, Ramon e Royo – Fundadores do MTB OGRO ZUMBI.
MTB OGRO ZUMBI
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
"não existe limite sem tentar antes"






11 comentários:

  1. Olá Pessoal do MTB Ogro Zumbi! :) Interessante o texto mas eu discordo um pouco. Eu acho que o MTB de raíz está sim presente em vários locais e com vários subgrupos diferentes. Existe apenas uma questão de diferença de pensamento (talvez apenas hipotética, quem sabe?) entre uns e outros.
    Por exemplo, este pedal de Jambeiro que o bóia convidou vcs a fazerem, se eu for com ele, já vai ser a quarta vez. Na primeira vez que tentamos, ficamos perdidos no eucaliptal durante 2 horas, na segunda vez, descobrimos o erro e completamos com esta parte nova. Assim como eu fui já 3 vezes, outros colegas também já foram e por que "muita gente" não foi? Simples, porque os que são mais iniciantes têm medo de fazer os mais experientes esperarem ou não conseguirem acompanhar o ritmo e os mais fortes não gostam de ir com grupos grandes porque ficam de saco cheio de esperar.
    Someone gotta give, huh? :)

    Outro exemplo: o pessoal do giral pedal (blg também como o seu) a cada sábado faz uma trilha diferente, algumas bem 'escondidas' mesmo , coisa de raíz como vc colocou no seu texto. Eles são poucos mas estão sempre divulgando seus passeios e convidando todas as pessoas através do seu blog e de emails. O grande problema, na minha opinião, é a capacidade de adaptação e entendimento das limitações de cada um e humildade para entender isso e, acima de tudo, amor ao ciclismo (mtb ou speed) e querer passar isso para o próximo, ficar feliz em ver pessoas fazendo um trajeto mais duro, mas curtindo e voltando pra casa com uma história para contar mas querendo outras vinte!
    Eu sei de muitos outros grupos que acordam aos domingos e sábados cedo, com chuva ou sol e vão enfrentar estes desafios, representar-nos nas corridas (assim como este que vos escreve) mas que estão cada um numa parte.
    Pode ficar tranquilo porque a chama do MTB raiz nunca se apagou e nem sequer está pequena.
    Ah, detalhe, não poderia deixar de citar os caras do capim com poeira que estão sempre por aí, criando novos trajetos, fazendo novas coisas e sempre abertos aos iniciantes como você sabe muito melhor do que eu.
    :)
    Eu moro em SJC faz apenas 3 anos e meio mas fico muito feliz por encontrar todos estes caras que citei aí acima e saber que nesta cidade o MTB cresce a cada dia e tras para o presente caras do passado que são influência, experiência e exemplo, como nosso citado Bóia e por que não o Coquinho com seus passeios pela cidade mas que a cada mes, no meio de tantos ciclistas urbanos, surgem 2 ou 3 que ultrapassam esta barreira e se tranformam ou num atleta ou em alguém que enfrenta maiores desafios.

    Gostei da sua discussão.
    Parabéns por levantar este assunto.
    Tomara que mais colegas leiam e dêem suas opinões.

    Um grande abraço

    Max

    ResponderExcluir
  2. Legal demais a iniciativa do Blog. Sou de Taubaté e assim como SJC o esporte está crescendo bastante por aki. Tb precisamos dessa mobilização por aki e também unir mais ciclistas da nossa região. Gde abraço, e que o ciclismo (MTB ou SPEED) cresça cada vez mais.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Meus Parabéns pelo blog e pelo post, concordo com o assunto em questão, participo das trilhas da galera do Gira Pedal desde o começo, não desmerecendo os outros grupos, porem encontrei no grupo o que realmente buscava no MTB: novos desafios todas as semanas, amizade, trilhas para todos os gostos, o prazer de um estar ajudando o outro a superar os desafios (pneus furados, tombos inevitáveis, subidas intermináveis, etc.), diversão, alegria dividida entre todos os participantes, o grupo não ser fechado somente para alguns e sim para todos que praticam e gostam do esporte, etc., espero que possamos unir cada dia mais, os vários grupos que existem em São Jose dos Campos.

    Rumo aos próximos desafios

    Fabiano – Gira Pedal

    ResponderExcluir
  4. Meus Parabéns pelo blog e pelo post, concordo com o assunto em questão, participo das trilhas da galera do Gira Pedal desde o começo, não desmerecendo os outros grupos, porem encontrei no grupo o que realmente acredito que seja o MTB de raiz: novos desafios todas as semanas, amizade, trilhas para todos os gostos, o prazer de um estar ajudando o outro a superar os desafios (pneus furados, tombos inevitáveis, subidas intermináveis, etc.), diversão, alegria dividida entre todos os participantes, o grupo não ser fechado somente para alguns e sim para todos que praticam e gostam do esporte, etc., espero que possamos unir cada dia mais, os vários grupos que existem em São Jose dos Campos.

    Rumo aos próximos desafios

    Fabiano – Gira Pedal

    ResponderExcluir
  5. Bem, acabo de ler este texto e isso me faz refletir o porque so apaixonada por pedal....
    Nãopara competir, mas para fazer do meu dia uma superação... superar a mim mesmo... e o mais gostoso... ver que tem loucos como eu dispostos a quebrar barreiras.... barreiras essas que num outro momento de descontração, sao lembradas e o que foram momentos de sur, virarm momentos de risadas,de bate papos de gozações..... isso pra mim e MTB...
    Acho que mais do que um grupo, formamos uma familia, sofremos juntos nas subidas, nas trilhas perdidas, damos risadas juntos qnd chega a descida e sentimos aquele ventinho gostoso na cara.. ou mesmo a diferença de temperatura de uma mata fechada pra um pasto sem um misero arbusto pra esconder do sol de rachar....
    Vocês meus amigos, sao a minha familia do sabado, ou do domingo e que me fazem olharno clima tempo,cruzar os dedos e montar todo o bagageiro do meu carro um dia antes do pedal... inclusive de esconder as notinhas CARÉssimas da minha mae de mais umacompra de blusa, de oleo pra corrente, de camara, de pedal...

    concordo com o Max, o pedalde raíz nao está se perdendo, pelo contrario, sinto ele mais forte do que nunca mas NA MINHA VIDA,... pessoas como eu que passaram de uma spineira fanatica de academia pra uma MTBaiqueira apaixonada por estar em harmonia com a bike, a luz do sol, o vento forte e o verde da natureza que preenchem meus olhos e enriquecem meu coração..

    VALEU GALERA DA MTB OGRO ZUMBI

    PS: Boia...sou sua fã de carteirinha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bem, acabo de ler este texto e isso me faz refletir o porque so apaixonada por pedal....
    Não para competir, mas para fazer do meu dia uma superação... superar a mim mesmo... e o mais gostoso... ver que tem loucos como eu dispostos a quebrar barreiras.... barreiras essas que num outro momento de descontração, são lembradas e o que foram momentos de sofrimento, viraram momentos de risadas,de bate papos de gozações..... isso pra mim e MTB...
    Acho que mais do que um grupo, formamos uma familia, sofremos juntos nas subidas, nas trilhas perdidas, damos risadas juntos qnd chega a descida e sentimos aquele ventinho gostoso na cara.. ou mesmo a diferença de temperatura de uma mata fechada pra um pasto sem um misero arbusto pra esconder do sol de rachar....
    Vocês meus amigos, são a minha familia do sabado, ou do domingo e que me fazem olhar no clima tempo,cruzar os dedos e montar todo o bagageiro do meu carro um dia antes do pedal... inclusive de esconder as notinhas CARÉssimas da minha mãe de mais uma compra de blusa, de óleo pra corrente, de camara, de pedal...

    concordo com o Max, o pedal de raíz nao está se perdendo, pelo contrario, sinto ele mais forte do que nunca mas NA MINHA VIDA,... pessoas como eu que passaram de uma spineira fanática de academia pra uma MTBaiqueira apaixonada por estar em harmonia com a bike, a luz do sol, o vento forte e o verde da natureza que preenchem meus olhos e enriquecem meu coração..

    VALEU GALERA DA MTB OGRO ZUMBI

    PS: Boia...sou sua fã de carteirinha!!!!
    Tchérena Mundim

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, anote aí. 1. São José dos Campos é a Meca do MTB no Brasil!

    2. Competição é apenas uma pequena parte do MTB. É uma viagem individual.
    3. MTB é esse poema aqui http://capimcompoeira.blogspot.com/2006/07/direitos-de-um-mountain-bike.html

    Abraço my brother!

    ResponderExcluir
  8. Bacana!!! Comentarios inteligentes!!! Mas os vejo com muita hipocrisia. Como descobrir novos MTBikers de Raiz, se não há a disponibilidade, cumplicidade dos praticantes em ter uma boa receptividade com os novatos?

    O fato:

    Meses atraz comprei uma Bike, pois tinha o objetivo de desbravar trilhas, fazer amigos, desestressar, enfim usa-la como "BIKETERAPIA", Bom... Qual foi a minha surpresa? No primeiro passeio ao qual me propuz ir, ao fazer contato já me desanimaram logo de cara... " Ó faiz o seguinte, dá um role nas ruas próximas a sua casa, prôce ganhar confiança e ir se adaptando"... Pensei comigo, porra valeu cara... Montei na bike, sai da minha chacara que é bem longinho e fui até o Satélite e voltei, medi no hodometro do carro e deu 38KM. Fiquei PUTO, que mané dá voltinha na rua de casa??? Mas tem mais... Ai de tanto eu ficar dando voltinhas na rua de casa, ganhei confiança né??? Comecei a me aventurar sozinho, saia de casa 6:30h da manhã e só voltava lá pelas 15:30h a bunda tava que não guentava e olha que foram varios fds seguidos. Então fui fazer um role de profissa, cheguei no ponto de encontro tinha uns 30/40 Bikers, puta fiquei impressionado, vai ser demais... Cheguei na humildade falando oi pra todo mundo, mas... Cara??? Os "BIKERS" nem me deram bola, porra aquilo foi meio foda, mas legal tô acostumado a da rolê sozinho mesmo, vamo nessa... O role foi muito louco, mas eu realmente achava que estava mais bem preparado, mas completei o role, diga-se de passagem "SOZINHO", pois não teve um cara pra trocar idéia, sei lá... dar umas dicas. Enfim isso é um pouco desestimulante.

    Mas o caso em resumo é o seguinte,
    HUMILDADE TEM QUE ESTAR ACIMA DE TUDO, o cara do primeiro passeio deveria ter agido da seguinte forma " Vai ser o seu primeiro pedal, então vamos juntos vou te acompanhar, o pedal é forte, mas vc vai terminar, nem que seja chamando alguem pra te socorrer no meio do mato, mas vc vai terminar."

    Já no passeio em que eu fui, " sozinho" Pelo menos tirar a luva pra cumprimentar, tá bom que a coisa da gripe suina tá feia, mas...

    Se não houver humildade, disponibilidade, querer ajudar alguem... Não rola, véio, colocar comentarios contrarios a isso é hipocrisia.

    MAS ESTOU AI, NÃO DESISTO NUNCA.

    ResponderExcluir
  9. André Biker Oliveira24 de agosto de 2009 às 16:02

    O espírito do MTB está presente em SJC mais do que nunca....

    O testo é contraditório por todos os equívocos cometidos principalmente ao dizer que a se a nova geração aceitar desafios maiores os mais antigos estarão presentes ajudando e confraternizando....ora, desculpe, mas ...os autores do testo são os primeiros a desparar nas trilhas e pensar somente em suas próprias performances...

    da old generation que realmente são incentivadores são o bóia, o coquinho, luis assunção, adilson, junior, helvio, capim em geral entre outros que se dispõem a pedalar com a galerinha nova e incentiva-los a quebrar barreiras...

    talvez seja porisso que vcs acham que não há espírito pois vcs se fecham no mundo de vcs e não paticipam com os grupos variados da cidade...

    mas enfim, não vamos ficar discutindo quem tá certo ou quem tá errado, o fato é que os tempos mudam, as coisas mudam, os formatos mudam mas o bacana é que é sempre pra melhor....nunca teve tanta opção de passeio na região, tanta gente de bike na rua e não imoporta como cada um se diverte...o importante é se divertir...

    pra terminar, os passeios mais insanos como os de vcs rolam direto basta ficarem mais ligados...

    SJC talvez seja a cidade mais MTB do brasil!!

    ResponderExcluir
  10. Ramiro - BikeBlogSJC25 de agosto de 2009 às 09:41

    Salve galera do Ogro Zumbi (Fabinho,Giuliano,Ramon,etc)

    Cara,acho que independente da modalidade,se é MTB,Speed,BMX,etc,o lance é pedalar e curtir o que vc faz....

    Ultimo domingo fui pra Aparecida com o pessoal da Pedalac,mais de 200 pessoas pedalando junto...
    Estradão,sem subida,zero de dificuldade...quem se importa????? a galera queria curtir....e no dia seguinte fui ver a largada dos speedeiros na pça afonso pena....

    O interessante : no mesmo passeio pra Aparecida tava o Junior e o Hélvio do CapimcomPoeira e o Fabinho do OgroZumbi...Os caras são da Old school,pedalam legal e tavam lá dando uma força tb pra quem tá chegando agora....

    Outro exemplo : o rolê pra são xico que o capim faz no começo do ano....700 bikers esse ano e td mundo junto,cada um no seu ritmo....

    Tem espaço pra td mundo pedalar,ninguem é dono da verdade...

    Grande Abraço.

    Ramiro - bikeblogsjc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. a idéia de unir as pessoas e os grupos em sjc
    amantes de bike e tal é muito boa, excelente iniciativa

    Mas vendo seu post aí tive que comentar

    A realidade aqui em sjc é outra, a verdade é outra

    ta cheio de ciclista fodão aqui que a vidinha dele se resumem na tal volta de represa e na tal volta do bóia e quando sai pra pedalar esquece a humildade em casa.

    ResponderExcluir

VALEU BIKERS!!!